Posts em destaque

SÓ UM NOME PRA IMAGEM! 161x107Curiosidades da língua portuguesaA Língua Portuguesa está repleta de palavras e expressões curiosas! Veja algumas delas!

Leia mais

SÓ UM NOME PRA IMAGEM! 161x107Youtube 3DAgora videos além da tela. Como fazer, como ver ? Descubra!

Leia mais

Você sabia... 8 coisinhas que você provavelmente não sabia. Até agora.

Leia mais

domingo, setembro 06, 2009

8
Mitos, segredos e lendas dos astros Rock ‘n’ Roll

Elvis Presley. The Beatles. Rolling Stones. Pink Floyd. David Bowie. Led Zeppelin. Kiss. Robert Johnson. Michael Jackson. Black Sabbath. Marilyn Manson. Todos têm algo em comum. Todos guardam alguns mistérios.

Será que você já ouviu eles todos ?


Todos esses astros não são marcados somente pela grande carreira na história do Rock ‘n’ Roll, mas também pelos mitos que se criam em cima deles, relacionados a coisas, às vezes macabras, outras malucas, algumas sem nexo... Como o caso de Michael Jackson, o rei do pop tentou comprar os restos mortais do "Homem Elefante", Joseph Merrick, um portador de neurofibromatose múltipla no século XIX. Ou um dos mais antigos mitos da música popular diz que Robert Johnson fez um pacto com o Demônio para se tornar o melhor bluesman de todos os tempos. O quanto há de verdade ou não nessas histórias é será sempre difícil verificar. Muitas vezes os próprios envolvidos ajudam a reforçá-las como uma "estratégia" promocional de suas carreiras.

Elvis não morreu
Elvis Aron Presley, 16 de agosto de 1977, Graceland, na cidade de Memphis, Tennessee, Estados Unidos, morre.
Nos dez anos seguintes de sua morte, inúmeros são os relatos da aparição de Elvis pelo mundo. Para muitos fans, o rei do rock tinha lá seus motivos para desaparecer, cansado da fama, sua vida tinha se tornado um peso muito grande para ele, com uma sucessão de turnês, contratos de gravações, entrevistas e outros compromissos que passaram a incomodá-lo, simulando assim sua morte e indo morar, como um cidadão comum, em algum lugar do mundo.
Elvis morreu de arritmia cardíaca, no banheiro de sua casa. Mas para alguém que era tão emocional e vaidoso como ele, estranho tramar sua morte, digamos assim, tão feia e suja, do que uma morte glamurosa, xique e comovente, como um assassinato ou cantando um sucesso no palco.
Mas se Aron Presley não morreu, quem estaria enterrado em Graceland?
Segundo alguns dos presentes no enterro do rei, o caixão pesava em torno de 400 kg e estranhamente tornava o ar em torno dele mais frio. Alguns dizem que isso significa que no caixão havia um boneco de cera imitando Elvis, conservado por um sistema de refrigeração, que tornava o caixão tão pesado e o ar resfriado. Por isso a razão da cerimônia ter sido tão rápida.
Bom... que "Elvis não morreu" é verdade para muitos fans e para o comércio, à venda de produtos relacionados. Elvis está bem vivinho.

Paul McCartney está morto há mais de 40 anos
Novembro de 1966. Noite chuvosa. Ele havia acabado de sair de uma sessão de gravação dos Beatles, no estúdio de Abbey Road. Dirigia seu Aston Martin quando sofreu um acidente de carro fatal. A morte de Paul iria acabar com a banda, e o auge do sucesso, os outros 3 integrantes, John, George e Ringo junto com a mentora do esquema, a gravadora, resolveram abafar o acidente e substituir Paul por um sósia, de nome Billy Shears (segundo algumas fontes) ou William Campbell (segundo outras). Mas os 3 resolveram deixar pistas nos próximos 2 discos da banda, Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band (1967) e Abbey Road (1969).
As pistas no Sgt Pepper's:
1. No centro da capa, há um arranjo de jacintos amarelos na forma de uma guitarra de canhoto com três cordas. A guitarra simboliza Paul, que era canhoto, e as três cordas mostram que só três beatles estão vivos. Além disso, a ilustração é claramente um funeral.
2. Outro arranjo de flores forma a palavra "Beatles". É a primeira vez que a banda assina um disco como "Beatles" e não "The Beatles". Afinal, se Paul está morto, "The Beatles" não existe mais, mas apenas os três "beatles" restantes.
3. Na capa também aparece uma estátua de Kali, a deusa hindu da morte e do renascimento. Paul morreu, mas ressuscitou em outro corpo.
4. No lançamento do disco, os Beatles anunciaram que nunca mais fariam shows ao vivo. Certamente para que Billy Shears ou William Campbell não fosse desmascarado.

As pistas de Abbey Road:
1. Os quatro aparecem atravessando a famosa rua, Paul é o único descalço, porque seria o morto. John que está todo de branco simbolizaria um anjo, enquanto Ringo de preto seria o padre e George de jeans, o coveiro.
2. Paul anda com o passo trocado.
3. No lado esquerdo da rua tem um fusca (em inglês conhecido como beetle) com a placa "28 if". Ou seja, Paul faria 28 anos, se (if) não tivesse morrido aos 27. Também tem um carro funerário estacionado do lado direito da rua.


Deixando as capas de lado, também encontramos pistas nas canções: Na música "Strawberry Fields" uma voz abafada de fundo aparentemente diz "I buried Paul" (Eu enterrei Paul), na canção "Glass Onion", John Lennon canta que Paul era uma morsa. O animal foi o símbolo da morte em culturas antigas, como a romana.
O fato é que o boato da morte de Paul tomou tamanha proporção que, em 1969, ele teve de convocar uma coletiva de imprensa para provar que estava vivo. Paul McCartney, por sua vez, sempre encarou o boato com extremo bom humor.
E para acabar de vez com os rumores, o fim dos Beatles, em 70, mostrou que Paul parece estar bem vivo, pois sustenta muito bem uma carreira muito bem-sucedida solo.

Keith Richards trocou todo seu sangue e cheirou o pai
Keith Richards, dos Rolling Stones, tem um grande histórico de abusos no uso de drogas, a que mais consumiu: heroína, sendo já preso e internado por causa disso. Em cima disso, surgiu a lenda que Keith, em 1973, teria feito uma transfusão completa de seu sangue, em uma clínica suiça. Mas a lenda não ganhou as proporções que tem à toa. Na época, cansado dos rumores e da insistência dos jornalistas sobre o episódio, Richards confirmou que tinha feito uma completa transfusão sanguínea e levou alguns anos para desmenti-la. Mas essa não é a única lenda.
Em 2007, mais um mito surgiu, o de que Keith supostamente teria cheirado as cinzas do próprio pai, morto e cremado em 2002. E de novo, Richards confirmou. Declarando que tinha misturado as cinzas com cocaína e cheirado. Dias depois, sua empresária desmentiu-o. Mas numa entrevista à revista britânica Mojo, o guitarrista voltou a confirmar a história, só esclarecendo que havia cheirado apenas as cinzas, "como cocaína" e não "com cocaína".

David Bowie e Mick Jagger dormiram juntos
But Angie, I still love you, baby. Everywhere I looked I see your eyes...
Angie uma canção sobre um amor que não deu certo e que se tornou um dos grandes sucessos dos Stones, composta por Bowie e Mick Jagger, um Rolling Stones. A ex-mulher de David Bowie, Angela Bowie teria sido a inspiração para essa canção.
Bom, além disso, o que envolve Angela Bowie nesse mito é pelo fato que ela disse ter presenciado seu ex-marido e Mick Jagger na cama. Segundo ela, ao voltar de uma viagem, enquanto ainda estava casada com David Bowie, teria o encontrado na cama com Mick Jagger. Mas Angela fez questão de afirmar que não os viu tendo uma relação sexual. Angela não menciona quando o fato ocorreu.
Verdade ou não verdade, a revelação da ex-esposa de Bowie teve como maior efeito um caso de homessexualismo entre os dois pop stars, além de trazer à tona novas especulações sobre quem seria a musa inspiradora de “Angie”. Desta vez, o próprio David Bowie foi incluído na lista.

Led Zepellin e o ocultismo
Antes do 4º álbum, os quatro integrantes, e sobretudo o guitarrista Jimmy Page, eram rodeados de suspeitas sobre participações em rituais satânicos e de magia negra. E quando lançado, então, o quarto álbum, os rumores se confirmaram. O primeiro fato que evidenciou foram os quatro símbolos, um para cada membro, escritos em sigil, linguagem medieval criada com propósitos mágicos, que apareceam no encarte do álbum, além das letras místicas carregadas de metáforas sobre os ensinamentos do bruxo britânico Aleister Crowley.
Aliás, este interesse de Jimmy Page por ocultismo e pelos ensinamentos do bruxo é a principal fonte das lendas que surgem em torno do grupo. Jimmy chegou até a comprar o castelo, no qual o bruxo, Aleister, viveu.
Assim sendo, essas influências místicas alimentaram as associações entre os acontecimentos mais sombrios relacionados ao grupo e ao ocultismo e refletiram nas canções compostas pelo Led Zeppelin.
Excetuando a compra da antiga morada do bruxo britânico por Jimmy Page, o fato que comprovadamente mais aproxima o grupo da magia negra é a impressionante música que o Led Zeppelin conseguiu produzir em pouco mais de uma década de existência.

Ozzy Osbourne come morcegos vivos!
No início dos anos 80, durante a turnê "Night Of The Living Dead", Ozzy lançava para sua platéia fígados de novilhos e intestinos de porco, o que levou seus fans a também fizeram o mesmo lindo ato. Levavam para os shows animais mortos para jogarem no palco. Em um deles, um morcego vivo foi jogado e Ozzy não notando que se tratava de um animal vivo, mordeu-lhe o pescoço. Percebido o engano, o show foi paralisado e Ozzy levado ao hospital.
Isso não é a toa, Ozzy sempre foi 'estranho'. O vocalista encarnou a imagem de adorador de Satã, ocultista e anti-Cristo. Porém nunca aderiu nada parecido à magia negra, apesar de os temas de suas canções, seu visual e suas performances explorarem questões soturnas, perversas e mórbidas.
Capa meiga de um dos álbuns do Black Sabbath
Enfim, o fato ganhou novas versões e a que mais se espalhou foi a de que Ozzy devorava morcegos durante suas apresentações.

A pequininha linguinha de Gene Simmons
Gene Simmons, baixista, vocalistado e fundador da banda de rock Kiss, tem uma "super língua", uma gigantesca língua. Tão grande é sua língua que muitos diziam que ela foi implantada de uma vaca, mas isso foi desmentindo, Gene nunca fez nenhum transplante de uma língua bovina, a linguinha sempre foi dele. E, além desse fato se tornar uma lenda do rock, sua língua também foi uma importante ajuda para o sucesso da banda, e é uma marca muito forte para o Kiss.
Em 1977, a Marvel Comics lançou um gibi sobre o Kiss e saisurgiu outra lenda, na tinta vermelha usada na impressão foi divulgado que havia sangue dos quatro integrantes do grupo. Uma mentira pouco depois desmacarada.

Marilyn Manson é Josh Saviano
Josh Saviano, fazia o papel de Paul Pfeiffer, tímido e inteligente, melhor amigo de Kevin Arnold, na série "Anos Incríveis" (1988-1993).
O programa acabou e Josh virou Marilyn Manson. Essa foi a primeira das mais famosas lendas do rock!
E tomou tamanha proporção que Josh foi obrigado a desmentir. Já Marilyn disse que se tivesse atuado em "Anos Incríveis", não teria sido Paul Pfeiffer e sim a Winnie, namorada de Kevin.
Essa lenda está somente no imaginário dos mais malucos, Marilyn Manson não é a versão adulta de Josh Saviano, pois Manson já tinha 19 anos e estava prestes a inciar sua carreira musical, na época que “Anos Incríveis” chegou à TV.
Porém, outros mitos envolve Marilyn, como o de que ele teria retirado uma de suas costelas para poder fazer sexo oral em si próprio e de que teria substituído um dos seus olhos por um testículo. Manson gosta de alimentar esses tipos de histórias e considera irrelevante confirmá-las ou desmenti-las.
Josh
Marilyn

Pink Floyd e o Mágico de Oz
The Dark Side Of The Moon é um dos melhores álbuns de música da história. E quando o álbum é tocado simultaneamente com o filme 'O Mágico de Oz' ocorrem algumas correspondências entre o filme e o álbum. A banda insiste que isso são puras coincidências e afirmam que não poderia esta relação ser planejada por não poderem reproduzir o filme no estúdio, visto na época não existiam ainda os videogravadores. E em várias entrevistas os integrantes sempre negaram o fato de que o álbum foi feito em sincronia com o filme. A sincronização é conseguida inciando o álbum quando o leão da MGM ruge pela terceira vez.
Se quiserem conferir, entrem nos links, não são todos que gostam do som do Pink Floyd, então veja 1 video só para perceber a sincronia, é muito legal. E é legal ver o filme também!
Lembre-se, há muito mais coincidencias do que as escritas na legenda.
http://www.youtube.com/watch?v=8aPQ_DL-kJw (se forem ver só esse... reparem no 4:35, essa parte é muito boa)
http://www.youtube.com/watch?v=LRT-08LV8Xc (se não gosto da parte 1, vê só o começinho da 2)
http://www.youtube.com/watch?v=oMri0pDWf0I
http://www.youtube.com/watch?v=yZPVP_rYTrw
http://www.youtube.com/watch?v=78MVIV_xFpw


Os fãs já conseguiram compilar mais de 100 momentos de conexão entre o filme e o disco. E essa é uma lenda que eu acredito. Já vi todos os videos no Youtube, e acredito sim que foi feito com a intenção de sincronia, há muito momentos de coincidências, quando uma música acaba e ao mesmo tempo a cena no filme muda, a letra explica a cena. E não são sincronias 'furadas', realmente são perfeitas com cada momento do filme. Mas para alguns pode parecer forçadas. Fica a gosto de cada um.

bjous.

8 comentários:

thomáz disse...

Não entendi muito bem a do Elvis. Mas meu, as outras são as maiores lendas do rock. E acho que é uma caracteristica importante.

Muito bom o post !!

Unknown disse...

Pelo menos metade dos artitas citados eu não conheço de fato! :D hsauhsa..

Sobre o ultimo "Pink Floyd e o Mágico de Oz"...
éé, talvez seja verdade..
mas não gostei da música não..
creeedo, todo aquele instrumental é de uma única musica?!
Poxaa... cansativo ouvir.. x.x haha..

;*

Mila Crumo disse...

muito legal! :]
cara... coitado do Paul, e de onde o povo tira tudo aquilo das capas do cd! auiahuiah essas pessoas fumam! =P

eu achei que o Ozzy realmente comia morcegos... e AH que horror jogar bichinhos mortos no palco...¬¬ credo

e o Marilyn Manson me assusta profundamente o.o

vou ver os videos do pink floide! :]
=**

Pequena Kah disse...

LOL! Eu acredito que Bowie e Mike tenham dormido juntos. E acho balela aquela parada da capa dos Beatles. Paul tá ai, vivão! XD

Adorei o blog, muito bem feito.
Beijo!!!
(Sou eu Tales, a Kah! XD)

Daniel Vellutini disse...

Do Elvis eu não sabia as explicações, mas ele tá morto. FATO.
Do Paul é pura paranóia.
Do Keith eu juro que acredito no caso das cinzas do pai dele.
Do David, eu nunca tinha ouvido falar.
Do Led tem uma penca de mitos.
Do Ozzy é só um acidente.
Do Gene é só mito, o cara tem aquela língua naturalmente.
O Marilyn é bizarro, coitado do Josh, ele pode ser estranho, mas nem tanto.
E do Pink Floyd, ah, nem tive saco pra ver mas eu já tinha ouvido essa história.

Nathália Garcezz disse...

q loucura essa coisa do Paul, o povo num tem mais oq inventar mesmo, tsc tsc.


beijo 22co ;*

Gabi disse...

fico imaginando o trabalho dos caras do pink floyd de fazer o CD..
também acredito que foi proposital!

:D

Graziella Dias disse...

Ah..eu acredito em quase tudo que eu leio ou me falam...Se for realmente analisar as capas de cd dos beatles, faz sentido! =s rsrs
Do Elvis tbm...
Um coisa que eu acho muito estranha e nojenta é o cara ter cheirado as cinzas do pai, que horror!! Mas tem de tudo por aí, então, eu acho que é possivel :P hehe

Beijos, ótimo post!