Posts em destaque

SÓ UM NOME PRA IMAGEM! 161x107Curiosidades da língua portuguesaA Língua Portuguesa está repleta de palavras e expressões curiosas! Veja algumas delas!

Leia mais

SÓ UM NOME PRA IMAGEM! 161x107Youtube 3DAgora videos além da tela. Como fazer, como ver ? Descubra!

Leia mais

Você sabia... 8 coisinhas que você provavelmente não sabia. Até agora.

Leia mais

sexta-feira, setembro 04, 2009

4
São os cães capazes de entender o que dizemos ?

Os animais têm potencial cerebral para compreender a linguagem humana e usar suas próprias linguagens de formas surpreendentemente profundas. Sabemos que os papagaios podem ser treinados para falar palavras humanas. E cães reagem à palavra "passear" abanando o rabo.

A linguagem sempre foi relacionada como algo exclusivamente dos humanos. Mas sempre tentamos não só entender a linguagem dos bixos, como também nos cominicarmos com eles. Para entender a linguagem dos animais, a melhor maneira de explicar é comparando-a com a evolução da linguagem humana.

Nesse texto falarei apenas dos cães.
A maioria dos cães compreende o básico, como: 'pare', 'pegue', 'não!', 'sente', 'fique', mas, se você tiver paciência, provavelmente poderá ensinar ao seu cão até mesmo mais do que 100 palavras. Segundo Stanley Coren, psicólogo da Universidade British Columbia, autor de vários livros sobre o comportamento canino, existem cães que podem contar até cinco, outros capazes de entender mais de 150 palavras e uns que até tentam enganar os donos. Coren explica que existem três tipos de inteligência canina: instintiva, adaptativa (capacidade para resolver problemas) e de trabalho e obediência (equivalente à aprendizagem escolar) e afirma que “as capacidades mentais do cão são semelhantes às de uma criança com cerca de dois anos e meio”, variando com a raça e a idade do cão.
Como uma criança aprende as palavras ?
Quando crianças, aprendemos as palavras "copiando". Ouvimos e acossiamos a palavra falada por alguém ao respectivo objeto ou idéia. Desse jeito, nós entendemos as palavras antes de aprendermos a expressá-las. Isso é o que ocorre com o cão, somente não conseguindo chegar ao próximo passo: falar. Porém, comparar ou não a "compreensão" que um cão tem de uma palavra à compreensão de uma criança é outra história. Afinal, os cães, provavelmente, aprendem uma palavra, por exemplo "bola", como um som que desencadeia uma resposta: "traga-me a bola e eu te darei um biscoito", por exemplo. Já nós quando crianças, apenas ouvimos a palavras e acossiamos.
Conceitos abstratos muito provavelmente não são compreendidos pelos cães, eles não podem entender as palavras que se referem a tais conceitos. Por exemplo, humanos entendem idéias como "amor" e "ódio". Essas idéias não são relacionadas a um objeto ou a uma ação específica, sendo chamadas de conceitos abstratos. Idéias que se referem a coisas específicas são chamadas de conceitos concretos. Então, quando dizemos aos cães que os amamos, isso provavelmente não signifique tanto para eles quanto a palavra "biscoito". Até onde sabemos, os cães só compreendem palavras que se referem a coisas concretas.
Agora o mais legal. Podemos dizer que os cães entendem a linguagem ?
Isso depende da definição de linguagem. Se a linguagem indica o processo de comunicar um estímulo particular (uma palavra) para produzir uma determinada reação, então os cães definitivamente compreendem a linguagem.
Porém há o 'outro tipo' de linguagem, a que precisa de sentenças com sintaxe (a forma de que como as palavras irão se relacionar numa frase, obedecendo um sistema único e quaisquer de regras, como a ordem das palavras). Por exemplo, as frases "o cão latiu para o homem" e "o homem latiu para o cão", apesar de ambas as frases possuírem as mesmas palavras, tem significados opostos. Seguindo essa definição de linguagem, os cães são incapazes de compreender a linguagem, porque não há motivos para acreditar que eles compreendam as frases dessa forma. Difrente de nós, quando bebês, que conseguimos diferenciar as partes do discurso, como verbos e substantivos. E sendo assim, se os cães são incapazes de usar a sintaxe como as crianças, então eles não podem realmente entender uma palavra porque eles não entendem como ela se relaciona a outras palavras.
Porém, por que os cães 'parecem' nos compreender tão profundamente se eles não são capazes de entender essa sintaxe das frases? Alguns estudos mostram que os cachorros reconhecem os gestos humanos como pistas melhor que outros animais, como os macacos de grande porte. Assim, quando os cães parecem compreender nossas palavras, eles na verdade devem apenas estar lendo a nossa linguagem corporal ou nosso tom de voz.

bjous.

4 comentários:

Daniel Vellutini disse...

Vou fazer o teste com a minha cadela. Falar a mesma coisa mas com expressões corporais e tons de voz diferentes.
Quero ver.

[Érica] disse...

Já fiz isso, eu comecei a xingar o meu cachorro com voz doce e com carinho. Ele abanou o rabo e lambeu o meu rosto

Depois eu gritei palavras de amor para ele e ele fugiu...

Afinal, um gesto pode falar mais do que mil palavras, pois eles expressam inconscientemente o que sentimos

Adorei o post, vou mostrar para minha mãe.

Beijos

Kaaaaaarina disse...

ééééé, interessante o post Tales... ._.


HSUAHSUAH.. to brincando merdinha! *-*
Gostei mesmo :)

;*

Mila Crumo disse...

legal!!
o cachorro da minha tia 'entende' um monte de palavra.... e quando ele tah aqui em casa eu conto tds meus segredos p ele! [e daí?]

mas bem nteressante o post!! :)
curti!!

eu queria ter um cachorro pra ler minhas expressões corporais...:s
T.T


=**