O que o povo chama de "Funk (carioca)", infelizmente, voltou à mídia quando o hit Eguinha Pocotó (Vou mandando um beijinho /Pra filhinha e pra Vovó /Só não posso esquecer /da minha eguinha Pocotó /Pocotó Pocotó Pocotó /minha eguinha Pocotó) foi..'lançado?'(acho que isso foi em torno de 2002 ou 2003). Outros artistas desse mesmo movimento não perderam a chance de entrarem nessa onda, para conseguirem difundir, através dos maiores meios de comunicação, esse lixo musical em nossos ouvidos.
É, naquela época, eu tinha lá meus nove, dez aninhos, e não ouvia música ainda. Mas deve ter sido cruel para as pessoas que, até aquela época, ouviam (e entendiam o que ouviam) Chico Buarque, Beto Guedes, Elis, Tom Jobim, Tim Maia e outras maravilhas da música, passarem a escutar esse barulho, esse ritmo que não acrescenta em nada.
E como rádio e a TV permitiram que esse gênero musical fosse veiculado nas suas programações, esse barulho está por TODA a parte nos dias de hoje.
O verdadeiro Funk brasileiro tem suas origens, sua raízes na década de 70 e 80, nos bailes black dos subúrbios cariocas. A grande voz do funk no país era 'Gerson King Combo' e o DJ Big Boy era seu maior animador. A popularidade do funk chega a superar, e muito, o rock, uma vez que este rumou para tendências mais radicais e difíceis que agradam mais a públicos selecionados. O funk é um ritmo dançando, alegre, vibrante, às vezes sensual. O funk que falo é o miami bass, inventado pelos negros de ascendência latina no Sul da Costa Leste dos EUA. Funk exige muito mais do que uma nota. Exige bons e vários tons, notas, acordes, cantores e principalmente uma letra decente, bem elaborada.
Uma pequena introdução no Wikipédia diz sobre o funk:
"O Funk é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de meados dos anos 1960 por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz e R&B. O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou os Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 70 para 80 o funk foi influência para músicos de jazz (como exemplos, as músicas de Miles Davis, Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris entre outros)."
Oh, Padre Marcelo, tenha espaço no blog:
''Não sou contra o funk, mas contra o que algumas letras propõem, inclusive em outros ritmos. Em uma música de uma banda inglesa, por exemplo, os cantores dizem "Se mate, se mate... Esse mundo não vale a pena". Em cada cidade em que eles faziam shows, aconteciam dois, três suicídios entre os jovens. A música tem poder, pode salvar ou criar monstrinhos, trazer problemas muito complicados.''
Se o que toca no rádio nos dias de hoje, você acha que é funk, se engana.
Esse funk... de apenas uma "batida eletrônica" com amadores cantando, foi inventando pelos brasileiros, é o degradação do funk, a uma degradação deles mesmos, falo isso, pois se o funk de 1980 vindo dos EUA, foi mudado para tratar das dificuldades, problemas, preconceitos, diferenças, etc. dos que vivem nas comunidades (hoje não é mais favela né, é comunidade. hum..), hoje as letras expõe apelações pornográficas e temas agressivos, usando um estilo grosseiro, que exalta violência, apenas com o intuito de venda, comércio, dinheiro. E alguns dos funks nem podemos falar que nem letra tem... Créu / créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu /créu / é... créu.... .
Para dar um exemplo da Funk (o de soul, groove) à banda Funk Como Le Gusta, que várias vezes me irrita, porque as pessoas acham que eu estou ouvindo Funk (carioca) por causa do nome e do idéia errada que temos do Funk, então já aproveito para mostrar essa banda.
No final de 1998 a banda Funk Como Le Gusta (FCLG) surgiu, trazendo já no nome o que iria aprensetar. É uma banda Paulista, formada de 10 integrantes (Emerson Villani, Kuki Stolarski, Juliano 'Papi' Beccari, James Muller, Hugo Hori, Sergio Bartolo, Kito Siqueira, Reginaldo 16, Tiquinho e Marcelo Cotarelli), em 99 lançaram seu primeiro álbum "Roda de Funk" (ST2), sempre com partipações de famosos cantores.
Ah, eu não conheço muito dela não. Mas é um pouco disso.
Um álbum para download:
FCLG - Funk Como Le Gusta (2004)
Myspace
Lastfm
Site Oficial
bjous.
8 comentários:
Foi dificil ler, aquela cor x.x
É um assunto interessante, porem foi tratado com muito desprezo e inferioridade com o 'funk carioca'.Isso é parte, querendo ou não, da cultura brasileira.Poderia ter um pouco mais de respeito ao falar dele.
nós respeitamos todos os gostos musicais, porém, ninguem pode discutir que o funk carioca de hoje nao possui uma letra significativa, preza apenas para a sensualidade e erotização, fazendo as pessoas requebrarem o popozão, mas nao mecherem o cabeção!
comentario acima: by husties!
concordo com isso. Só acho que poderiam ter utilizado termos menos pejorativos e ofensivos.
e eu acho que o chimbinha toca pa carai
thiago, eu que começeei com o chimbinha e agora voce não larga dele
Hnmm.. interessante.
Tambem não curto os funks de hoje em dia... Não conheço os 'verdadeiros' (vou baixar esse album ai depois), mas já tiveram funks melhores...
;**
funk nunca foi bom.
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